Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Crime de feminicídio aumenta na pandemia

    Feminicídio é o homicídio ocorrido contra uma mulher em decorrência de discriminação de gênero, ou seja, por sua condição social de mulher, podendo também ser motivado ou concomitante com violência doméstica. Em geral, a violência envolve companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

    há 3 anos

    Em 2015, foi sancionada, no Brasil, a Lei do Feminicídio. Trata-se da Lei nº 13.104/15, que altera o Código Penal brasileiro instituindo uma sanção mais pesada, não podendo aplicar as regras relacionadas ao Juizado Especial. Com isso, quem for condenado poderá começar a cumprir a pena em regime fechado e, ao longo do tempo, pode ser beneficiado com a progressão de regime.

    O Brasil ocupa hoje a 5ª posição no ranking mundial em feminicídio, assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, segundo dados do Mapa da Violência 2015 - ONU. Em 2017, Santa Catarina registrou 27 casos de feminicídio. Em 2018 o número baixou, registrando 20. Já em 2019 o número voltou a subir, chegando ao número de 59 mulheres mortas em Santa Catarina vítimas de feminicídio no ano de 2019, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). E em 2020 o número já assusta, sendo que até julho já foram registrados 26 casos.

    Quais são os tipos de feminicídio?

    Os dois tipos de feminicídio especificados na Lei 13.104/15 ocorrem em razão da:

    1) Violência doméstica; e

    2) Misoginia e discriminação de gênero, que podem incluir violência sexual e física, pois, nesses casos, as mulheres são vistas como objetos.

    Por que falar de feminicídio é importante?

    Trata-se de um crime de ódio. O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres, que, em sua forma mais aguda, culmina na morte.

    Essa discriminação provém no machismo e do patriarcado, que são maneiras culturais de a sociedade colocar a mulher num lugar de inferioridade, submissão e subserviência.

    A solução para o combate ao feminicídio vai além da legislação e depende da sociedade

    São enormes os desafios a serem superados, não possuindo uma solução fácil para isso. Porém, é necessário começar! Podemos iniciar apoiando as vítimas e seus familiares. Depois, educar a população sobre o machismo e incentivar que não se reproduza a violência, evitando que a nova geração replique a cultura machista.

    Além disso, é preciso sensibilizar os profissionais que atuam no atendimento e acolhimento das mulheres vítimas de violência e dar a eles condições estruturais para realizar o seu trabalho.

    Por fim, as reportagens sobre feminicídio no Brasil são um exemplo cruel de como a imprensa pode ajudar a reproduzir a violência contra a mulher. É urgente a capacitação dos profissionais de imprensa sobre a violência contra a mulher, assim como a responsabilização legal dos meios de comunicação que reiterem a violência.

    Gostou? Curta e compartilhe!

    Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com seu advogado.

    Por: Elton Luiz Tibes da Silva Junior. Advogado Criminalista. Pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

    • Publicações14
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações213
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-de-feminicidio-aumenta-na-pandemia/1110547955

    Informações relacionadas

    Rogério Greco
    Artigoshá 9 anos

    Feminicídio - Comentários sobre a Lei nº 13.104, de 9 de março de 2015

    Lucas Cotta de Ramos, Advogado
    Artigosano passado

    Entenda mais sobre o crime de feminicídio e suas peculiaridades

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Sancionada lei que tipifica crime de feminicídio

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)